quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"What happens on table, stay on table"

Em uma sessão de RPG, muita coisa pode acontecer e, como em qualquer outra atividade em grupo, discussões e brigas rolam vez ou outra. Até aí não há problema, são coisas normais, no entanto alguns jogadores acabam misturando as brigas e discussões do personagem, com brigas e discussões na vida real...

As discussões entre personagens são elementos fundamentais para o desenvolvimento do jogo. Nelas os jogadores mostram indiretamente para o mestre o que pensam da aventura e como vêem a história fluir na mente deles. Até mesmo naquela brigas entre orcs bárbaros e anões guerreiros, se pode tirar algo de útil dos brever diálogos entre os golpes do machado.

Um personagem debater com o outro até o ponto de precisar partir para a ignorância para impor seu ponto de vista pode parecer algo apelão e sem noção, mas também é uma maneira de interpretação (que claro não acontece sempre, então nada de justificar tudo na porrada!) de personagens menos sábios.

O grande problema dessas discussões ou debates é que muitas vezes, elas não terminam quando jogo acaba. Vez ou outra um jogador usa discursos ofensivos ao jogador X enquanto debate com seu personagem, que por sua vez não ficará quieto vendo o que está acontecendo. A situação costuma acontecer de forma rápida e quando alguém de fora da discussão nota que está acontecendo, já é tarde...

Ao terminar a sessão, existirão dois jogadores que não se olharão ou retomarão a discussão tida como extinta sem nem mesmo ter a ficha em mãos. E isso é algo ruim, que pode acabar se tornando algo perigoso e mais um elemento para denigrir a imagem desse jogo tão saudável.

"Puxa vida cara... Aconteceu isso ontem lá no grupo, eu acabei zuando o anão do cara falando de um problema real dele, ele ficou muito feliz não..."

Exato, nenhum jogador fica feliz quando o seu personagem sofre alguma coisa em uma situação qualquer que possui ligação com sua pessoa. (Mas antes que me esqueça, claro, não estou aqui provocando uma caça às bruxas contra brincadeiras e piadas, estou atacando as coisas sérias, porém aproveitando que citei sobre as piadas, é interessante mediar sua frequência na mesa, pois podem causar o mesmo efeito) O dono de um guerreiro de 25 de força pode ter 9 na vida real. E isso pode até fazer dele um fracote, mas de seu personagem não.

Para encerrar fica a frase título do post "O que acontece na mesa, fica na mesa". Briguem, esculachem os personagens uns dos outros, mas por motivos do jogo. É exatamente isso, o mago dele não merece apanhar só porque ele é emo!

Fui...

Davi (Orc) Bernardes

3 comentários:

Martha Nunes 24 de dezembro de 2009 às 01:11  

On é on e off é off, que cada um fique em seu lugar. Já vi cada coisa em mesa... Grata pelo post :)

Juan 24 de dezembro de 2009 às 08:02  

E que mesa de RPG nunca viu esta cena protagonizada por dois ou mais jogadores?! É saber separar a diversão do lado pessoal. Belo post "Bernardes".

Anônimo 24 de dezembro de 2009 às 12:17  

Eu acho essa questão interessante por isso... De tão simples, ela é por vezes esquecida!

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