terça-feira, 29 de dezembro de 2009

"Entra logo cara!" - Chamados de Aventura

Os personagens prontos, o cenário elaborado e a idéia palpitando na mente daquele chamado de mestre. A única coisa que falta naquela mesa repleta de jogadores famintos por tesouros e experiência é uma história que os conduzirá por entres perigos inimagináveis. Só que, nem tudo sai como o planejado...


Daí que hoje meu recado não vai para os narradores! Mas sim para os jogadores... Aqueles sentados na mesa de jogo, podem não ter o controle sobre tudo que acontece, mas sentem as direções para onde a história aponta. Resumindo, os jogadores sabem quando o narrador aponta uma masmorra e entrar nela não será um sacrifício imenso, será?

"Então você está dizendo que NÓS, jogadores, devemos simplesmente entra em qualquer buraco que apareça!?"

Não... Por exemplo, um mestre convida os jogadores para uma aventura em um plano diferente do deles. Antes mesmo de montar os personagens, os jogadores sabem que serão levados a outro plano, a idéia da aventura é essa, os personagens podem não estar cientes disso, mas seus jogadores se sentaram à mesa com isso na cabeça.

Pois bem, as fichas estão prontas e a aventura começa, um ar de mistério toma conta dos jogadores que recebem uma dúzia de nomes de pessoas e lugares dos quais pouco (ou nada) ouviram falar. Eis que em um dado momento da história os personagens dão de cara com uma estrutura que depois de analizada supõe-se ser um portal.

Nesse momento os jogadores já sabem que a aventura começa mesmo é depois que entrarem no portal. Ora essa, os jogadore fizeram as fichas sabendo que a aventura inclui, como elemento primário, a viagem planar. No entanto, alguns jogadores resolvem fechar a possibilidade do personagem de acessar o portal. Seja por prudência ou por medo, os personagens são levados a excluir a idéia de entrar naquilo que se mostra o portal e logo leva os personagens ao tão esperado plano diferente...

"É claro cara! Apesar de pequenas evidências, meu personagem não tem certeza sobre o que encontrará dentro dessa coisa que você chama de portal!"

Realmente, mas cá entre nós, não rola ir direto para o ponto no qual o mestre instruiu? Não quero apressar ninguém, mas é que o jogo ficaria mais legal sabe... É agora que falo para vocês, jogadores, terem maior paciência com mestres que por mais que tentaram, acabaram não fazendo com que vocês façam o necessário ao desenvolvimento do jogo.

Resumindo, fica aqui o pedido de "entra logo cara!". O narrador só está esperando vocês para fazer aquilo que gosta... Não banquem os jogadores chatos, façam a correção de problemas necessários, mas não transformem pequenos acidentes em erros imperdoáveis (pois dessa forma só desencorajam a criação e aprimoramento de um narrador).

No mais, joguem e se divirtam!

Fui...

0 comentários:

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP