domingo, 27 de dezembro de 2009

Desafios e desafios...

Salve galera! O que vocês vão ler nas próximas linhas é algo parecido com uma situação que eu já externei na lucomics antes. Novamente o singelo Brazilino que vos fala entrou numa questão polêmica envolvendo as regras do novo D&D, mas agora foi algo um pouco mais grave... dessa vez eu bolei uma estratégia de combate que acabou esbarrando em uma falha no sistema de regras. Vamos ao tradicional exemplo:


O grupo iria enfrentar um troll, já havíamos lutado contra um desses antes e a experiência não foi muito boa (muitos de nossos personagens saíram feridos demais, ou completamente esgotados pelo combate, quase sem pulsos de cura pra usar no resto do dia). Reconhecendo a superioridade do adversário, tentei usar o campo de batalha a nosso favor. Estavamos em um salão onde havia cerca de 15 pilastras posicionadas de maneira assimétrica a aproximadamente 1,5m de distância entre si. Um dos meus companheiros de grupo, um gnomo mago, consegue projetar ilusões. Como nosso inimigo não era exatamente brilhante, montei a seguinte estratégia:

Cada um escolheu uma pilastra de forma a criar um semi círculo entre elas, o mago projetou uma ilusão no centro desse semi circulo pra atrair o troll pra um local onde poderíamos cercá-lo em apenas um turno. O grupo contava com 2 guerreiros e o ponto alto da minha estratégia era usar 2 desafios de combate na sequencia.

A grosso modo, o desafio de combate impõe ao inimigo um redutor de -2 nas jogadas de ataque que não tenham o próprio guerreiro como alvo. Se ainda assim o inimigo insistir em atacar outro alvo, o guerreiro pode realizar um ataque como uma ação livre, cancelando a ação do inimigo caso acerte...

Se dois guerreiros usam esta habilidade contra o mesmo alvo ele será forçado a concentrar sua atenção a um deles, nesse momento o outro o atacaria, podendo impedir a ação. Como trolls atacam 2x por turno, nossa vítima tomaria dois ataques toda vez que fosse agir, correndo o risco de não conseguir acertar qualquer alvo durante seu turno! Sem querer minha estratégia revelou um bug do sistema...

Bem, acabamos decidindo que um mesmo alvo não pode ser afetado por dois desafios de combate, prevalecendo o que foi realizado por ultimo e anulando o bonus do ataque extra do primeiro desafio. Pessoalmente eu não concordo, uma vez que o grande lance do desafio de combate é o perigo de ignorar um guerreiro durante a luta, um alvo que seja desafiado por guerreiros diferentes terá que sofrer na armadilha em que caiu.

Mais uma vez quero frizar que meus livros ainda não chegaram e que eu não tive oportunidade de analisar essa situação como eu gostaria, portanto, se eu falei bobagem peço desculpas e me proponho a consertar isso a partir do dia 30/12. De qualquer forma fica a pergunta: O que você pensa a respeito leitor? Se o foco da habilidade consiste em NUNCA ignorar um guerreiro durante a luta, forçar o alvo a ignorar um dos desafiantes (tomando porrada do outro) é válido, ou deve-se considerar apenas o ultimo desafio, ignorando os efeitos da primeira manobra?

By lucão

3 comentários:

Anônimo 27 de dezembro de 2009 às 11:23  

Leia o livro. Não pode haver dois Combat Challenges ao mesmo tempo. O último sempre sobepõe o anterior.

Extraído da errata de dezembro
Combat Challenge
Page 76: In the second paragraph, replace “a marked enemy that is adjacent to you shifts or makes an
attack” with “an enemy marked by you is adjacent to you and shifts or makes an attack.”

In addition, whenever an enemy marked by you is adjacent to you and shifts or makes an attack that
does not include you, you can make a melee basic attack against that enemy as an immediate interrupt.

DICA FINAL: Não leia o livro em português. Devir fede.

Anônimo 28 de dezembro de 2009 às 12:32  

Eu não queria, mas devo concordar que a Devir vacila feio... Isso me lembra o Warcraft RPG, ela esqueceu de colocar os pré-requisitos da classe de prestígio gladiador...

Mas valeu a luz aí, vou até pegar uma versão em inglês então, pra eventuais consultas...

Pedro Penido 28 de dezembro de 2009 às 19:31  

Mesmo assim, na nossa mesa, já havíamos estipulado como House Rules que seria assim. Por questão de bom senso.

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP