sábado, 12 de dezembro de 2009

Apelão!!!

Olá novamente, meninos e meninas. Agora estou aqui para falar um pouco de personagens apelões. Muito de nós com certeza conhecem combinações de talentos, habilidades de classe e ataques como ninguém, mas preferimos não usar esse tipo de artifício, pois o bom roleplay é conseguir se divertir sem estragar a diversão dos outros, certo?


Bom, nem todos pensam assim. Muitos jogadores preferem criar um personagem barra pesada, capaz de matar qualquer inimigo e vencer qualquer desafio usando seu poder esmagador!! Eles contam vantagem disso o tempo todo e se orgulham por criar um personagem que ninguém do grupo consegue derrotar ("vamo fazer X1??")

Personagens fortes demais desequilibram o jogo. Pra esse equilíbrio ser restaurado o poder dos monstros tb precisa aumentar. É aí que mora o perigo...

Aquele Bárbaro com um machado grande e 35 de força consegue fatiar monstros poderosos sem problemas, mas como fica o ladrão com sua modesta CA, ou o mago com poucos pontos de vida? Um tapa de qualquer monstro que seja páreo pro grandão e pronto, uma carreira promissora acaba de ser abreviada. A maioria dos personagens q não tem a mesma resistência ou poder de ataque do apelão tende a morrer com dois ou três ataques dos inimigos.

Ninguem gosta de ver seu personagem morto. Eu pelo menos não gosto de criar personagens interessantes e elaborados pra servir de boi de piranha. Da mesma forma, nenhum mestre gosta de ver sua campanha tão bem elaborada acabar por falta de quórum. Se o mestre sobe o nível dos encontros pra evitar q o apelão almoce os inimigos, todos que não conseguem fazer o mesmo apanham muito mais e morrem no meio da aventura. Horas e horas de planejamento são jogados pelo ralo...

Cabe ao mestre refrear o impulso apelativo de certos jogadores, sob pena de sacrificar a diversão de todo o grupo. Se vc pode matar todo mundo com a sua "espada megafucker bizurada +99", deixa ela em casa, sai pra brincar com sua espada longa normal... pra finalizar, aí vai um pedido encarecido pros jogadores Over Power de plantão: Não façam combos. Não sejam quase imortais. Isso não é divertido pra mais ninguém além de vc...

4 comentários:

Anônimo 14 de dezembro de 2009 às 17:50  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 14 de dezembro de 2009 às 17:51  

É isso mesmo... Personagem apelão deixa o jogo muito complicado! Assim que der vou falar sobre combo na Academia Orc!

gilberto312 18 de dezembro de 2009 às 15:00  

o que eu gosto é de pegar na fraqueza do jogador, ou do grupo, na minha última aventura de GURPS, num mundo sem magia, que eu estava narrando para um grupo que só joga D&D, eles me perguntaram, tá, mas e Inteligência(IQ), ajuda em batalhas, eu disse que não, os valores convertidos para D&D ficariam como 8, 8, 10, ou seja, eram todos burros, mas com Força, Destreza e Vitalidade alta, já jogamos 3 sessões, e o que eles mais reclamam é que não tem nenhum do grupo inteligente para resolver desafios, pesquisar, saber ler(todos pegaram analfabetismo para colocar +1 de habilidade na arma).
Ou seja, pegue a fraqueza do apelão, e foque nela, o bárbaro tem 6 de inteligência, coloque discussões, mais interpretação menos batalha, o mago que é o apelão, coloque eles em um local com pouca magia, e de um redutor a todas as magias dele, o arqueiro é o apelão, inimigos em formação de escudos etc...

Pedro Penido 18 de dezembro de 2009 às 15:34  

boa dica essa Gilberto!
em breve faremos um podcast e vc estará nele.

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