sábado, 12 de dezembro de 2009

Loucura e Palhaçada

É notório que personagens loucos atraem bastante a atenção de muitos jogadores, mas nem sempre a loucura é interpretada no RPG como ela poderia (ou deveria) ser. Todos nós conhecemos exemplos de gente que adora jogar com personagem caótico. Muitos interpretam esse tipo de personagem com maestria, mas muitos confundem as coisas e acham q ser caótico é enfiar a cabeça na boca do dragão pra conferir se ele tem cáries... buscando desfazer esse estigma de louco palhaço, escrevi esse artigo que diz como a loucura pode ser terrível...


Imaginem a cena: um grupo de heróis é contratado pra invadir a cripta dos ancestrais de um nobre e investigar o motivo do desaparecimento de alguns funcionários dele... depois de explorar um pouco os heróis decidem voltar pra buscar reforços. Um dos reforços é um halfling ladrão... seguindo pela masmorra o teto começa a descer até bloquear o caminho de volta. Os heróis se vêm presos em uma sala com uma grande porta trancada e um poço contendo uma misteriosa névoa azulada ao centro.

Depois de vencer um monstro que saltou do poço, um dos heróis revista a sala e encontra alavancas espalhadas por 4 pilastras ao redor do poço. Puxa uma delas e o nível da névoa baixa... até aí tudo bem, mas o nosso querido halfling viu o que aconteceu e procurou as alavancas tb. Ele puxou a segunda alavanca, que baixou ainda mais o nível de névoa no poço e fez com que o vão entre as pedras do piso começasse a emanar luz azul (um sinal claro de que havia algo abaixo do piso que ligava o conteúdo do poço a toda a sala). Nesse meio tempo o grupo descobre que a tal névoa é mágica e muito perigosa, mas o nosso "amigo", em um impulso de interpretação, corre até as outras pilastras e ativa as outras alavancas, liberando a névoa que antes estava confinada ao poço!

Ok, halflings são curiosos e o ladrão dle é caótico... não se pode esperar que ele perceba detalhes no piso diante de um mecanismo desconhecido, mas ignorar isso pra puxar as outras alavancas sem avisar ninguém, colocando todo o grupo em risco? Uma interpretação mal planejada quase custou a vida de 2 personagens.

O intérprete de um personagem louco não precisa ser bobo pra provar que sabe interpretar... a loucura está em atitudes menos idiotas do que estar sempre atormentando seus aliados ou sair ativando armadilhas por aí. Invadir uma sala com imprudência é parte da conduta impulsiva de um personagem caótico, mas esquecer da prudência em troca da interpretação é perigoso (que o diga meu gnoll guerreiro que descobriu que a tal névoa machucava depois de enfiar o braço dentro do poço).

Personagens loucos pensam como poucos ousam pensar, criam estratégias dignas de sua loucura... quando são malignos não hesitam em cometer crimes através de suas palhaçadas (provavelmente a almofada de pum do Coringa explode)...

Pra concluir esse monte de baboseira q eu escrevi por aqui, quero pedir que os jogadores sjam mais cuidadosos no momento de interpretar a imprudência ou a loucura do personagem, tomem muito cuidado pra não permitir q sua interpretação destrua a campanha (sem mencionar a diversão de seus colegas de mesa)...

By Lucão

2 comentários:

Hugo.M.G.Garcias 14 de dezembro de 2009 às 13:31  

Bem lembrado!

Unknown 19 de dezembro de 2009 às 08:58  

Mt bem colocado...
Ta ai algo q aprendi hogando Vampire qdo. era mais muleke. Eu adorava jogar com Malkaviano (pra kem não conhece, são vampiros loukos) e sempre meus vampires ficavam no final das contas palhaços de circo.
Eu demorei pra amadurecer a idéia de q loucura é algo bem diferente de palhaçada.
Um personagem louco, ou digamos caótico, pode ser (de preferencia DEVE ser) inteligente. Apenas sua postura em relação a sociedade q é diferente. E ele fará d td pra derrubar o sistema. Ele não é obrigado a gargalhar insanamente. Por ex: sua loukura pode estar numa frieza calculista pra erradicar td uma raça q ele considera ideal ao mundo q ele criou em sua mente, e por ai vai.

Puxar uma alavanca aleatóriamente e não pensar q pode matar 2 companheiros seus, não é caos, e sim burrice. Afinal são 2 apoio a menos para vc realizar seus objetivos.

Pare, pense, reflita. Não é NADA fácil interpretar um louco de verdade.

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP