sábado, 12 de dezembro de 2009

Background

Quando os jogadores sentam-se a mesa para criarem seus personagens, não estão apenas preenchendo uma planilha com números. Eles estão dando vida a seres que os representarão no mundo do jogo. Sendo assim, porque não dar profundidade a eles?



O background é tudo aquilo que define o que o personagem é. Nele estão contidos os traços físicos, os ideais e a história do personagem, principalmente a história. É com o background que o personagem ganha identidade e se torna importante. Por mais que se possa jogar com personagens sem background, algumas dificuldades acabam surgindo.

"Mas e aí? Como eu faço a história do meu personagem? Eu posso dizer que meu pai me deixou uma espada larga vorpal de mercúrio?"

Bom, a criação do background fica por conta do jogador. No entanto, limites devem ser respeitados. É uma questão lógica para andamento da história. Se o mestre permitir que os personagens tenham feito quase tudo em seus backgrounds, o universo da história certamente ficará chato e cansativo.

A melhor maneira de se começer um background é analizando antes o nível do personagem. Um bárbaro de 15º nível, com certeza terá vivido mais aventuras que um de 1º nível. Ou seja, aquilo que seu personagem pode ter feito e a forma podem variar de acordo com o nível. Por exemplo, Blunk, um orc bárbaro de 15º nível venceu um gigante, e Klunb, um orc bárbaro de 1º nível também venceu. Como isso ocorreu? Blunk destruiu um gigante que aprisionava poderosos artefatos. Ele entrou sozinho nas terras do gigante e o chamou para o combate. Apesar da dificuldade, Blunk venceu o gigante. Já Klunb, estava preso nas terras de um gigante que roubou artefatos e assim que foi liberto por um herói, o ajudou na batalha contra o gigante. Apesar de não ter feito muita coisa, ele participou da vitória contra o gigante. A diferença entre os dois casos é notória e até ideal. Um bárbaro de 15º nível consegue vencer um gigante, um de 1º não chega nem perto dele.

"O Klunb, como foi liberto pelo herói, pegou um dos artefatos mágicos para ele?"

Poderia. Porém, a palavra final vem do mestre. Muitas vezes, permitir personagens fracos, iniciarem com itens especiais tira um pouco da graça e desestabiliza o andamento da aventura. Entretanto, se o mestre conseguir uma maneira de fazer a situação funcionar, nada impede...

Os demais aspectos da história do personagem. Como local de nascimento, família e essas coisas. Podem variar de acordo com o cenário usado na campanha, então, é interessante perguntar ao mestre sobre como as coisas acontecem pelo mundo dele. Se um dos cenários já existentes (Forgotten Realms, Eberron, etc.) for o da campanha, tente ler um pouco sobre ele. Certamente o ajudará a entrar no "clima".

É sempre bom lembrar também, que o jogador não precisa se preocupar com toda a linhagem da família dele, nem com todos os parentes que possui (apesar de nada impedí-lo). Não é próprio do background criar uma narrativa sobre um personagem, pois a idéia é que ele se torne a introdução de uma história que ainda acontecerá. Ou seja, um background interessante, poderia conter aquilo que chamamos de "gancho para história". Que seria algo no qual o mestre leria e teria uma idéia de onde levar o personagem.

É claro que personagens de níveis mais elevados, terão backgrounds com histórias mais complexas e tramas em desenvolvimento. Mas a regra dos "ganchos" é a mesma. Acaba sendo até mais fácil criar uma linha quando o personagem já possui ideais e capacidade de correr atrás deles.

Então é isso!

Fui...

Davi (Orc) Bernardes

5 comentários:

Pedro Penido 14 de dezembro de 2009 às 13:22  

Boa, VIX!
Background é fundamental.

Hugo.M.G.Garcias 14 de dezembro de 2009 às 13:34  
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo.M.G.Garcias 14 de dezembro de 2009 às 13:38  

Não esquecendo tambem de evitar utilizar "backgorunds de jogadores de última hora".'meu pai foi assasinado por orcs e virei um guerreiro e quero vingaça ou alguem me acordou e eu nao lembro de mais nada'.Acho q todo mundo ja deve ter utilizado algo do tipo alguma vez.rsrsrs

Anônimo 14 de dezembro de 2009 às 17:49  

Valeu pessoal!
Em breve mais hein!

Unknown 19 de dezembro de 2009 às 08:40  

Background é EXTREMAMENTE FUNDAMENTAL. Eu como mestre de D&D há 10 anos +-, sei o qto. um background enriquesse um personagem, e quantos ganchos de histórias eles não oferecem.

Com meu grupo, cada player meio q monta o back junto comigo, dependo da proposta de mestragem q eu expor a eles.

Uma coisa mt legal q fiz na minha última construção de mesa, cada player veio em separado um dia em casa, e jogamos parte do background (Pedi q tds eles depois digitassem td e dessem pra mim arquivar). Depois eu os uni de acordo com um propósito único (está ai uma coisa q eu trouxe de Vampire), e os personagens foram criando laços de amizade com o tempo.

Até hj tem tramas envolvendo o background d alguns players. Foi um trabalho mt recompensador.
(afinal, dá trabalho escrever 5 páginas de background... rsrsrs)

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP