quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A alma do personagem

Muitos jogadores se sentem tentados a fazer personagens capazes de superar os maiores desafios e lutar contra os mais perigosos vilões, mas poder não é necessário o tempo todo. Pra que um herói de guerra enfrentaria aldeões bêbados com sua espada, se socos são o bastante? Por que um aventureiro tão gente boa mataria a mamãe javali, que atacou em defesa dos filhotes?

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

"Entra logo cara!" - Chamados de Aventura

Os personagens prontos, o cenário elaborado e a idéia palpitando na mente daquele chamado de mestre. A única coisa que falta naquela mesa repleta de jogadores famintos por tesouros e experiência é uma história que os conduzirá por entres perigos inimagináveis. Só que, nem tudo sai como o planejado...

domingo, 27 de dezembro de 2009

Desafios e desafios...

Salve galera! O que vocês vão ler nas próximas linhas é algo parecido com uma situação que eu já externei na lucomics antes. Novamente o singelo Brazilino que vos fala entrou numa questão polêmica envolvendo as regras do novo D&D, mas agora foi algo um pouco mais grave... dessa vez eu bolei uma estratégia de combate que acabou esbarrando em uma falha no sistema de regras. Vamos ao tradicional exemplo:

sábado, 26 de dezembro de 2009

Conto - Fragmento de Batalha

O que seria de uma parceria de dois experientes guerreiros: uma meia-elfa e um humano contra um exército de orcs?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Masmorra viva

Saudações leitores! Hoje vou abordar um assunto meio óbvio pra qualquer mestre experiente, mas não tão claro assim pra quem é novo nessa função. Existe muita gente que aprende as regras de um sistema e resolve se arriscar no mundo dos narradores de RPG, mas as vezes esse aspirante a mestre se esquece de pequenos detalhes triviais de uma masmorra, como por exemplo o fato de elas serem ecossistemas.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"What happens on table, stay on table"

Em uma sessão de RPG, muita coisa pode acontecer e, como em qualquer outra atividade em grupo, discussões e brigas rolam vez ou outra. Até aí não há problema, são coisas normais, no entanto alguns jogadores acabam misturando as brigas e discussões do personagem, com brigas e discussões na vida real...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Porrada no D&D 4...

Acatando uma sugestão resolvi publicar esse artigo sobre a porrada no D&D 4.0. Há alguns dias eu e outro companheiro de mesa acabamos engajados em uma discussão ferrenha com relação ao sistema de combate do novo D&D, mas antes que alguém pense que eu e ele saímos no braço, deixa eu esclarecer como foi a coisa toda.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Long time no see, o dilema do suja-fichas

Fala cambada!! Bom, preliminarmente, esse tempinho q eu passei sem postar foi intencional. Resolvi usar esse "quase sumiço" pra falar de uma coisa bem chata em qualquer mesa de RPG. Muita gente leva o RPG a sério e muitas vezes abre mão de outras formas de lazer pra poder jogar o bom e velho RPGzinho, o problema é que nem todo mundo pensa igual...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ações subentendidas

Sempre em que há momentos de decisões simples como "vamos entrar na caverna" um ou outro personagem diz ao mestre que todos entrarão na caverna. Muitas vezes nem consultam seus companheiros pois julgam desnecessário visto que a missão é explorar tal lugar. A questão é: Isso é correto?

Novo Suplemento: Elementais - O Plano Inferior

O Plano Inferior

Número de Páginas: 160 páginas
Informações:

Planos de Titãs, elementais, gênios, djinns, slaads e demônios. Este suplemento oferece um vasto conjunto de informações para ambientações em planos elementais, permitindo aos narradores aumentar o leque de opções para apimentar os jogos e desenvolver aventuras divertidas e instigantes.

Lançamento: Dezembro 2009

Novo Suplemento: Draconomicon - Dragões Metálicos

Dragões Metálicos

Número de páginas: 288
Informações:

Draconomicon: Dragões Metálicos apresenta uma grande variedade de dragões, incluindo dourado, prateado, cobre, ferro e adamantino. Todos preparados para campanhas de D&D 4E.

Ao contrário do que muita gente pensa, neste suplemento estão descritos dragões metálicos bons e maus, além de poderes, táticas de combate, exemplos de covis, mitos e toda informação que se precisa para povoar seu mundo fantástico com algumas das criaturas mais temidas de todas.

Parceria

Mais uma parceria fechada pelo HORA DA XP.
Agora com os malucos do PARAGONS!

Vida longa e próspera a todos!



quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Obrigação de Função": Viva o D&D 4.0!

Dentre os diversos sistemas que existem, o D&D é um dos que mais divide seus personagens em funções. O ranger é o rastreador, o ladino desarma as armadilhas, o clérigo é responsável pela saúde e por ái vai. No entanto algumas funções não são compreendidas pela mente do jogador, seja por ele não lembrar delas ou por simplesmente optar não fazê-las. E aí? Ele está errado?

Parceria

Primeira parceria concretizada! Hora da XP e os Cavaleiros das Noites Insones começam uma parceria que promete muita diversão e informação.


Seja nosso parceiro também. Entre em contato.
Quem ganha é toda a comunidade de jogadores de RPG.

O temido antijogo...

Um problema sério pra mestres e jogadores iniciantes (as vezes até pros experientes) é conseguir separar o que o personagem sabe do que o jogador sabe. É comum ver personagens agindo naturalmente diante de monstros esquisitos que habitam terras distantes. Também não é nada raro achar um personagem que até chama a criatura pelo nome... mas será q a informação era algo tão comum na época medieval?

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tendência

"Aí não mestre! Tá de sacanagem!? A tendência dele deixa ele fazer isso não pow..."
Acho que já deu pra entender...

Isso era REALMENTE necessário?

Saudações, leitoros e leitoras! Hoje vou falar sobre um assunto um tanto estranho de se abordar: os excessos cometidos por certos jogadores. Quem nunca presenciou durante um jogo um personagem que, por algum motivo qualquer, tenha cometido uma reação desmedida diante de certa situação? Querem um exemplo?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Gatilhos de História

Sabem aquelas coisas simples que precisam ser feitas pelos personagens para que tudo comece? Pois é... Muitas vezes os jogadores ficam com medo do desconhecido e por prudência acabam ignorando detalhes essenciais ao desenvolvimento da trama... O que fazer nessas horas?

sábado, 12 de dezembro de 2009

Loucura e Palhaçada

É notório que personagens loucos atraem bastante a atenção de muitos jogadores, mas nem sempre a loucura é interpretada no RPG como ela poderia (ou deveria) ser. Todos nós conhecemos exemplos de gente que adora jogar com personagem caótico. Muitos interpretam esse tipo de personagem com maestria, mas muitos confundem as coisas e acham q ser caótico é enfiar a cabeça na boca do dragão pra conferir se ele tem cáries... buscando desfazer esse estigma de louco palhaço, escrevi esse artigo que diz como a loucura pode ser terrível...

Apelão!!!

Olá novamente, meninos e meninas. Agora estou aqui para falar um pouco de personagens apelões. Muito de nós com certeza conhecem combinações de talentos, habilidades de classe e ataques como ninguém, mas preferimos não usar esse tipo de artifício, pois o bom roleplay é conseguir se divertir sem estragar a diversão dos outros, certo?

Background

Quando os jogadores sentam-se a mesa para criarem seus personagens, não estão apenas preenchendo uma planilha com números. Eles estão dando vida a seres que os representarão no mundo do jogo. Sendo assim, porque não dar profundidade a eles?

Interpretando um Paladino

Talvez não seja a classe preferida e que não ganhe muitas escolhas entre os jogadores. Não por ser inferior dentre outras, pois todas possuem prós e contras, que dão equilíbrio a campanha e se completam. Mas a interpretação fiel à classe, talvez seja a maior dificuldade encontrada pelos jogadores para optarem na escolha de se tornar um Paladino.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Regra de Ouro

Cá estou novamente, levantando mais uma discussão complicada entre os RPGistas: como seguir as regras? Sim, uma pergunta que parece simples, chega a ser tão complexa quanto a "explicação lógica" para o sopro do dragão.

O Combate no RPG

Em uma mesa de RPG (principalmente quando se trata de D&D), o combate é uma coisa muito valorizada pela maioria dos jogadores. Porém como saber dosar o uso do combate em suas campanhas? O combate é uma ferramenta para quando falham as idéias? O combate é um meio fundamental para o desenvolvimento do jogo?

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Equipe

Saiba um pouco mais sobre a equipe de malucos que mantém o Hora da XP.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Podcast & Media

...

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP