sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Análise: Golpe em Resposta/Riposte Strike

Bom, pegando emprestado um pouco do estilo da Lucomics, venho falar sobre um poder sem-limte da classe Ladino (Rogue) do 4ª Edição.


Levando-se em conta que um Ladino (Rogue) de 1º Nível possa ter Destreza 16 e Força 16, seus ataques com uma adaga (arma simples) seriam +7 (+3 de proficiência, +3 pelo modificador de força/destreza e +1 por Aptidão com Armas dos Ladinos). O talento Iniciativa Aprimorada é também uma boa pedida se combinado com o uso do Poder em questão, assim como Saque Rápido.

Pois bem, em um combate contra mais de um inimigo, o Ladino (Rogue) não se sairia tão bem. Acabaria recebendo muito dano e não conseguiria liberdade para realizar suas manobras. Contudo, em uma combate no qual exista apenas um oponente, existe a chance de seu oponente simplesmente não conseguir se mexer enquanto o Ladino (Rogue) o inflinge dano duas vezes por turno.


Deixe-me explicar. O Golpe em Resposta (Riposte Strike) permite que o Ladino (Rogue) faça um ataque de Destreza vs. CA que dá 1[A] + mod. Destreza de dano. Algo bem parecido com um ataque básico. Porém ele também permite que o Ladino (Rogue) deixe preparada um interrupção imediata que se concretiza com um ataque de Força vs. CA que dá 1[A] + mod. Força de dano (o que se mostra um ataque básico).

Mas então o Ladino (Rogue) pode ferir seu oponente em seu turno e ainda invalidar seu ataque quando esse o desferir contra ela? Na página 268 (Livro do Jogador 4ª Edição) diz que "Uma interrupção imediata permite que o combatente realize uma tarefa (no caso o ataque de Força vs. CA) quando surge um gatilho adequado (o ataque do oponente), agindo antes que o evento desencadeador seja resolvido. Caso uma interrupção invalidade a ação do gatilho, aquela ação é perdida."

A questão é:

1º) Um ataque oriundo de uma "Interrupção Imediata" impede a ação do alvo?
Caso sim, acho alguns detalhes do Golpe em Resposta (Riposte Strike) deviam ser vistos, pois contar apenas com o azar de um personagem para impedir uma "defesa impenetrável" contra um único oponente é um pouco de desleixo...

2º) O trecho "se o alvo atacar o personagem antes do começo do próximo turno do ladino" faz menção apenas ao Ataque Básico?
O que certamente excluiria a possibilidade de interromper o uso de poderes de ataque, e logo, deixaria o poder com menos força.

É isso.

Fui...

Davi (Orc) Bernardes

4 comentários:

Pedro Penido 22 de janeiro de 2010 às 15:53  

Eu resolveria isso de maneira mto simples. O cara pode usar esse Counter-Attack (tradução de Riposte é contra-atacar) um número de vezes igual ao seu Modificador de Destreza por Encontro!

Pronto! Resolvido! Sem lenga-lenga, sem apelação, sem bug do jogo sendo aproveitado descaradamente na mesa.

Que tal?

Anônimo 22 de janeiro de 2010 às 17:20  

Interessante... Limitaria o poder e conforme o personagem crescece, o poder cresceria também.

@FFenrirX 22 de janeiro de 2010 às 17:49  

Olha eu aqui novamente, hehehe!

Uma ação interrompida, em D&D 4E, não anulará o ataque, exceto se no poder disser isso. Nesse caso, ele ataca e guarda uma ação de resposta, e se o oponente atacar ele, ANTES DELE ATACAR o ladino ataca ele, mas o golpe do inimigo logo depois é desferido normalmente.

Espero ter ajudado! Boas jogadas!

Anônimo 22 de janeiro de 2010 às 17:59  

Ah sim... Então já fica tudo mais esclarecido.

Seguidores

Qual a melhor classe do DnD 4?

Blogger templates made by AllBlogTools.com

Back to TOP