terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Adaptações: World of Warcraft no D&D 4ª Ed.

Bom, eu já postei um pouco do material que estou desenvolvendo. As raças foram uma parte tranquila do processo que levou poucos dias, no entanto, as classes estão me deixando com certas dores de cabeça. Em breve posto a classe Guerreiro, que acredito assustar quanto a grande diferença existente entre o do cenário do WoW e do D&D4.0.


A tabela de avanço de personagem vai sofrer grandes alterações. A primeira que já conclui segue na imagem seguinte. Eu aumentei a quantidade de poderes que os personagens possuem. Não como forma de torná-los muito over nem nada disso. Mas para ajeitar algumas coisas que não funcionavam. A primeira coluna indica o nível e a segunda os poderes do personagem. A ordem é a mesma expressa nos livros Sem Limite/Encontro/Diário/Utilitário.


O problema enfrentado era que a lista total de "skills" dos personagens do WoW não compreendiam o número total de poderes necessários para fazer a lista do mesmo jeito que as classes normais do D&D 4.0. A solução foi colocar duas vezes os skills, sendo que a primeira seleção indicaria o Rank 1 e uma segunda seleção do mesmo poder indicaria elevá-lo para o Rank 2. Caso um personagem pegue um novo poder ao invés de elevar aquele que possui, o poder escolhido é de Rank 1.

Segue abaixo a classe Guerreiro (ela não está pronta), posto apenas para verem como ela está ficando e para mostrar que apesar de toda demora, estou trabalhando duro nessa adaptação!

Guerreiro

Perfil da Classe
Raças Permitidas: Todas
Função: Defensor/Agressor
Fonte de Poder: Marcial
Atributos Principais: Força, Destreza, Constituição, Carisma

Proficiência com Armaduras: Traje, corselete, gibão, cota, brunea, escudos leves e pesados.
Proficiência com Armas: Corpo a corpo simples, militares e à distância simples e militares
Bônus na Defesa: +2 Fortitude

Pontos de Vida no 1º Nível: 15 + valor de Constituição
Pontos de Vida por Nível: 6
Pulsos de Cura por Dia: 9 + modificador de Constituição

Perícias Treinadas: No 1º Nível, destre as perícias abaixo, escola 3 como treinadas:
Perícias de Classe: Atletismo (For), Intimidação (Car), Manha (Car), Socorro (Sab), Tolerância (Con)

Opções de Estrutura: -
Características de Classe: Afinidade com Armas, Desafio de Combate, Postura de Combate

Características de Classe dos Guerreiros
Afinidade com Armas:
O guerreiro se apega muito rápido às suas armas, escolha uma das três opções abaixo no 1º Nível e receba as vantagens dessa proximidade.
Armas de duas mãos: capaz de usar armas com uma categoria de tamanho maior.
Duas armas: capaz de empunhar uma arma de uma mão na mão inábil como se ela fosse uma arma de mão inábil (confira "Mão Inábil" página 217).
Escudo e arma: não sofre penalidade imposta por escudos.

Desafio de Combate: (página 90 Livro do Jogador)

Postura de Combate:
No começo de cada combate, o guerreiro escolhe uma postura que usará até o seu término. Cada postura fornece vantagens e desvantagens próprias.

Ofensiva: +1 de ataque. Não pode usar poderes com os pré-requisitos "Postura Defensiva" e/ou "Postura Imprudente".
Defensiva: redução de dano tomado e desferido igual ao valor do modificador de Constituição. Pode usar poderes com o pré-requisito "Postura Defensiva".
Imprudente: adiciona o modificador de Destreza ao dano com armas corpo a corpo. Todo o dano sofrido causa dano extra igual ao modificador de Destreza. Pode usar poderes com o pré-requisito "Postura Imprudente".

Poderes Sem Limite de 1º Nível

Investida do Guerreiro (Ataque de Guerreiro 1)

Destemido, o guerreiro segue rumo ao oponente, evitando os golpes inimigos.
Sem Limite + Marcial
Ação Padrão Pessoal
Alvo: Uma criatura
Efeito: O guerreiro realiza uma investida comum, porém, não sofre ataque de oportunidade ao sair de um quadrado adjacente a um inimigo.

Golpe Heróico (Ataque de Guerreiro 1)
Toda a coragem do guerreiro é depositada nesse ataque que representa sua esperança de sucesso.
Sem Limite + Arma, Marcial Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: Uma criatura
Ataque: Força vs. CA
Sucesso: 1[A] de dano + mod. Força + 1/2 Nível.

Atacar com Duas Armas (Ataque de Guerreiro 1)
Com rápidos movimentos, o guerreiro acerta seus oponentes com as duas armas que carrega em mãos.
Sem Limite + Arma, Marcial Ação Padrão Arma corpo a corpo
Condição: o guerreiro deve empunhar duas armas de combate corpo a corpo.
Alvo: uma ou duas criaturas (adjacentes)
Ataque: Força vs. CA, dois ataques, um para cada arma.
Sucesso: 1[A] de dano por ataque.

Brado de Guerra (Ataque do Guerreiro 1)
Encorajando seus aliados, o guerreiro os fortalece contra seus inimigos.
Sem Limite + Marcial Ação Padrão Explosão Contígua 5
Efeito: você e todos os aliados no alcance do poder recebem um bônus de dano igual a 1/2 Nível do guerreiro. O efeito dura um número de rodadas igual o mod. de Carima do guerreiro.

Poderes Por Encontro de 1º Nível

Estrondo do Trovão (Ataque do Guerreiro 1)

Levando a arma de encontro ao chão, o guerreiro invoca um estrondo tão poderoso que fere e desorienta seus inimigos.
Encontro + Arma, Marcial Ação Padrão Explosão contígua 1
Ataque: Força vs. Fortitude
Efeito: os inimigos na área de efeito recebem dano igual ao mod. de Força do guerreiro e recebem uma penalidade de -2 nos ataques (TR encerra).
Rank 2: Explosão contígua 2 e penalidade de -4 nos ataques (TR encerra).

Rasgar (Ataque do Guerreiro 1)
Com perícia, o guerreiro rasga seu oponente, causando assim menos dano, mas deixando uma ferida aberta que sangra lentamente.
Encontro + Arma, Marcial, Sangramento Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: uma criatura
Ataque: Força vs. CA
Efeito: 1[A] de dano inicial. A cada rodada subsequente, o inimigo recebe metade do dano inicial como consequência do sangramento (TR encerra).
Rank 2: 2[A] de dano inicial.

Interromper com Escudo (Ataque do Guerreiro 1)
Aproveitando-se da concentração de seus oponentes, o guerreiro os defere um golpe com seu escudo que os deixam meio zonzos.
Encontro + Escudo, Marcial Pré-requisito: Postura Defensiva, Escudo Interrupção Imediata Escudo corpo a corpo
Alvo: uma criatura
Ataque: Força vs. CA
Efeito: Mod. de Força + bônus do escudo em dano. Se alvo estivesse preparando algum poder, ele perde sua ação.
Rank 2: O alvo fica "Atordoado" até o começo de seu próximo turno.

Retribuição (Ataque do Guerreiro 1)
Percebendo que um inimigo próximo se esquivou de um golpe, você o acerta em cheio.
Encontro + Escudo, Marcial Reação Imediata Arma corpo a corpo
Gatilho: um inimigo adjacente escapa de um ataque qualquer.
Ataque: Força vs. Reflexos -2
Efeito: 1[A] + mod. de Força de dano.
Rank 2: Força vs. Reflexos -3. 2[A] + mod. de Força de dano.

Poderes Diário de 1º Nível

Furor de Sangue (Ataque de Guerreiro 1)
Na expectativa de recuperar habilidades perdidas, o guerreiro se flagela no campo de batalha.
Diário + Marcial Ação Padrão Pessoal
Efeito: o guerreiro recupera um poder por encontro usado, para cada pulso de cura que gastar. Metade do valor dos pulsos gastos são descontados na vida do guerreiro.
Rank 2: Apenas 1/4 do valor dos pulsos gastos são descontados na vida do guerreiro.

Escárnio (Ataque de Guerreiro 1)
Violenta e despreocupadamente o guerreiro ataca seu inimigo insultando-o com todo seu ódio.
Diário + Arma, Marcial Pré-requisito: Postura Imprudente Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: uma criatura
Ataque: Força vs. Vontade
Efeito: 3[A] de dano e o inimigo é impelido a atacar o guerreiro durante os próximos dois turnos.
Especial: o efeito de Escárnio não pode ser removido ou reduzido de forma alguma. Se sob o efeito de Escárnio, um alvo é impelido a atacar outra criatura, nada acontece.
Rank 2: Enquanto o efeito de Escárnio estiver no alvo, ao guerreiro é concedida vantagem de combate contra ele.

Abalar Defesas (Ataque de Guerreiro 1)
Com toda sua força, o guerreiro ataca o alvo visando acabar com suas defesas.
Diário + Arma, Marcial Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: uma criatura
Ataque: Força vs. CA
Efeito: 2[A] de dano e o inimigo sofre uma penalidade na CA igual ao mod. de Força do guerreiro.
Rank 2: Penalidade na CA igual a 2 x mod. de Força do guerreiro.

Amarrar Tendões (Ataque de Guerreiro 1)
Tamanha é a habilidade do guerreiro, que ele fere seus oponentes em pontos específicos, deixando-os mais vulneráveis.
Diário + Arma, Marcial, Sangramente Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: uma criatura
Ataque: Destreza vs. Fortitude
Efeito: 2[A] de dano inicial e o alvo fica "Lento". A cada rodada subsequente o inimigo recebe metade do dano advindo do sangramento.
Rank 2: O alvo fica "Imobilizado".

Poderes Utilitários de 2º Nível

Grito Desmoralizante (Utilitário de Guerreiro 2)
O guerreiro ridiculariza seus inimigos, que se sentem temerosos perante a arrogância do guerreiro.
Encontro + Marcial Ação Padrão Explosão contígua 10
Alvo: todas criaturas no alcance, capazes de ouvir o guerreiro.
Efeito: O inimigos afetados recebem uma penalidade de -1 de ataque e dano um número de turnos igual ao mod. de Carisma do guerreiro.
Rank 2: -2 de ataque e dano um número de turnos igual a 2 x mod. de Carisma do guerreiro.
Desarmar (Utilitário de Guerreiro 2)
Com um golpe certeiro, o guerreiro decide tirar a arma de seu oponente.
Encontro + Arma, Marcial Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo: uma criatura armada
Ataque: Destreza vs. Reflexos
Sucesso: 1[A] + mod. de Força de dano. Se o dano superar o bônus de ataque do alvo com a arma, ela cai e o alvo não sofre dano. Se não superar o alvo toma o dano e a arma continua com ele.
Rank 2: Mesmo se o dano superar o bônus de ataque do alvo com a arma, ele o toma.
Bloquear com Escudo (Utilitário de Guerreiro 2)
Em momentos difíceis, o guerreiro se abstem do ataque para se defender com maior segurança.
Diário + Escudo, Marcial Ação Padrão Pessoal
Efeito: Role 1d20 e some ao bônus de escudo. Se estiver com a Postura Defensiva adicione também o mod. de Constituição. O resultado será sua CA até o próximo turno.
Sustentação Mínima: O guerreiro pode sustentar o efeito. É necessário refazer o teste a cada nova rodada.
Especial: o guerreiro não pode optar por não usar o resultado.
Rank 2: O guerreiro pode sustentar o poder considerando a rolagem anterior, caso seja maior que a nova.

Insulto (Utilitário de Guerreiro 2)
O guerreiro critica seu alvo, que não resiste e parte, enfurecido, ao seu encontro.
Encontro + Marcial Ação Padrão À distância 5
Alvo: uma criatura
Efeito: o guerreiro realiza um teste de Intimidação vs. Vontade do alvo. Se passar o alvo é impelido a atacá-lo por um número de turnos igual ao mod. de Carisma do guerreiro.
Especial: se o alvo for submetido a outro efeito que o impila a atacar alguém, Insulto é cancelado.
Rank 2: Distância 10.

Poderes Por Encontro de 3º Nível Estrondo do Trovão [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Rasgar [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Interromper com Escudo (Defensiva) [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Retribuição [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Poderes Diário de 5º Nível Furor de Sangue [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Escárnio (Imprudente) [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Abalar Defesas [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Amarrar Tendões [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Poderes Utilitários de 6º Nível Grito Desmoralizante [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Desarmar [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Bloquear com Escudo [Rank 1] ou evolução para [Rank 2] Insulto [Rank 1] ou evolução para [Rank 2]

2 comentários:

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes 4 de fevereiro de 2010 às 08:08  

cara só estou esperendo você chegar nas classes mais avaçadas pra entrar em delírio.

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes 4 de fevereiro de 2010 às 08:09  
Este comentário foi removido pelo autor.

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